Denúncia Espontânea – Receita Federal

Receita Federal - Denúncia Espontânea
Receita Federal - Denúncia Espontânea
A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) esclareceu quanto a configuração da Denúncia Espontânea deve, necessariamente, obedecer aos preceitos do art. 138 do Código Tributário Nacional ( CTN ), sob pena de sua inocorrência, devendo ser observado o seguinte:

 

1) DENÚNCIA ESPONTÂNEA – Forma de Instrumentalização: a instrumentalização da denúncia espontânea se dá por meio das declarações, em cumprimento a obrigações acessórias previstas na legislação tributária.

 

Assim, desde que atendidos os requisitos do art. 138 do CTN , a denúncia afasta a aplicação de multa, inexistindo, nesse caso, diferença entre multa moratória e multa punitiva;

 

2) DENÚNCIA ESPONTÂNEA – Multas de Mora e Punitiva: a prestação, a destempo da obrigação acessória pelo sujeito passivo, para configurar denúncia da obrigação principal, não o elide da multa referente ao descumprimento da obrigação acessória, posto que, são obrigações autônomas.

 

A comunicação da infração tributária e pagamento do tributo, nos termos do art. 138 do CTN , não impedem o lançamento da multa pelo atraso no descumprimento das obrigações acessórias a que estava sujeita;

 

3) DENÚNCIA ESPONTÂNEA – Pagamento e Compensação: a extinção do crédito tributário, mediante compensação, não equivale ao pagamento referido pelo art. 138 do CTN , para fins de configuração de denúncia.

 

Conforme exposto na Solução de Consulta Cosit nº 233/2019 – (Publicada no DOU de 21/08/2019, seção 1, página 42)
Fonte: RFB

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Sobre o Autor

José Manoel
José Manoel

Olá, sou José Manoel, contador especializado na área fiscal digital, com experiência profissional de mais de 14 anos atuando em empresas de auditoria, consultoria e terceirização, com carreira voltada aos aspectos fiscais no desenvolvimento dos seguintes projetos: Gerenciamento de apuração de tributos e contribuições – Revisão dos Tributos e Contribuições Federais – Assessoria tributária para revisão e planejamento de impostos indiretos – Planejamento tributário e reorganização societária – Assessoria e consultoria na implantação do departamento fiscal – Assessoria na área trabalhista e previdenciária – Assessoria Tecnológica para questões fiscais. Este meu novo projeto é voltado para Estudos de Soluções Fiscais, utilizando todas novas e avançadas tecnologias, venha comigo nessa nova ideia.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fiscal Descomplicado | Por José Manoel
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.